Pular para o conteúdo
Publicidade

Caldo de quenga fácil de fazer e delicioso para aquecer nos dias frios

    Publicidade

    O caldo de quenga é uma receita muito saborosa e ideal para saborear nesse tempinho frio. Um prato típico do norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia, o nome vem da língua quimbundo e se refere à galinha (ou frango) que é um dos ingredientes principais do caldo de quenga. Faça essa delícia e você vai amar!

    Publicidade

    Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

    Publicidade

    Como fazer caldo de quenga

    Para fazer esse caldo de quenga usaremos ingredientes que possivelmente você tem em casa. Estamos falando de peito de frango, milho verde, mandioca, bacon, linguiça calabresa, cebola, alho, pimentão vermelho, pimentão verde, cenoura, pimenta dedo-de-moça, tomate, água, azeite, cheiro-verde, chimichurri, colorau, cúrcuma, orégano, e sal. Preparar essa receita é muito simples, pois basta cozinharmos o frango, batermos a base do caldo e, em uma panela, fritar e refogar os ingredientes. Depois é só saborear essa maravilha de caldo de quenga!

    Publicidade

    Ingredientes da receita de caldo de quenga

    • 1 peito de frango
    • 5 espigas de milho verde
    • 1 kg de mandioca cozida
    • 200 g de bacon picado
    • 1 gomo de linguiça calabresa picada
    • 1 cebola média picada 
    • 3 dentes de alho picadinhos
    • 1 pimentão vermelho picado
    • 1/2 pimentão verde picado
    • 1 cenoura pequena ralada
    • 2 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadas
    • 2 tomates médios picados 
    • 1 xícara de chá de água
    • azeite, cheiro-verde, chimichurri, colorau, cúrcuma, orégano e sal a gosto 
    Publicidade

    Modo de preparo

    1. Em uma panela de pressão, coloque o peito de frango já descongelado e limpo e cubra com água, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos na pressão.
    2. Deixe a pressão sair naturalmente. Em seguida, reserve o caldo do cozimento do frango e desfie e reserve o peito de frango.
    3. Com cuidado, retire os grãos de milho com uma faca e divida-os em duas porções.
    4. Em um liquidificador, coloque metade dos grãos de milho, a mandioca cozida e o caldo do cozimento do frango reservado. Bata bem até ficar homogêneo e reserve.
    5. Em uma panela grande no fogo médio, frite o bacon em azeite até dourar.
    6. Adicione a linguiça calabresa picada, a cebola e o alho e deixe fritar até dourar após cada adição.
    7. Tempere com o chimichurri, o sal, o colorau, a cúrcuma, e o orégano. 
    8. Acrescente na panela o peito de frango desfiado, o restante do milho, o pimentão vermelho, o pimentão verde, a cenoura, a pimenta-de-moça, o tomate e a água.
    9. Misture tudo e deixe refogar por mais alguns instantes.
    10. Despeje o conteúdo do liquidificador na panela, corrija o sal se necessário e deixe refogar até ferver e cozinhar bem o milho.
    11. Finalize com o cheiro-verde e sirva esse maravilhoso caldo de quenga!
    Publicidade

    COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

    Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

    Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

    Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

    Publicidade

    Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

    Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

    Publicidade

    Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

    Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

    Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

    Publicidade

    Você pode gostar dessas receitas também:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Meu Site
    Publicidade