Publicidade
Pular para o conteúdo
Publicidade

Biscoito de polvilho frito mineiro sem estourar o biscoito mais gostoso para a hora do cafezinho

    Publicidade

    Biscoito de polvilho frito é uma gostosura que na verdade é impossível comer um só. Extremamente crocante e com sabor inigualável é tudo de bom. Siga o passo a passo dessa versão de biscoito de polvilho frito, e siga todas as dicas, e você irá amar essa delícia dos deuses!

    Publicidade

    Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.

    Publicidade

    Como fazer biscoito de polvilho frito 

    Para fazer biscoito de polvilho frito vamos utilizar ovo, água, óleo, leite, polvilho azedo ou doce, queijo minas ou parmesão ralado e sal. Primeiramente iremos “escaldar” o polvilho já misturado com o sal. Em seguida vamos adicionar os demais ingredientes do biscoito de polvilho frito, seguindo corretamente a sequência do passo a passo, e depois amassar muito bem, até obter uma massa lisa, homogênea e que não grude nas mãos. Depois disso vamos modelar bolinhas ou bastões torcidos, e fritar em óleo não muito quente.  É fundamental seguir todas as orientações para que o resultado final seja um sucesso, e o biscoito de polvilho frito não estoure. Fazendo tudo isso, você irá provar o mais gostoso biscoito de polvilho frito da vida!

    Publicidade

    Ingredientes da receita de biscoito de polvilho frito 

    • 1 ovo
    • 200 ml de água 
    • 100 ml de óleo
    • 100 ml de leite
    • 2 xícaras(chá) de polvilho azedo ou doce + ½ xícara para dar o ponto na massa
    • ½ xícara(chá) de queijo minas ralado ou queijo parmesão
    • 1 colher(café) de sal 
    • Óleo para fritar q.b.
    Publicidade

    Modo de preparo

    1. Numa panela coloque a água, o óleo e o leite. Leve ao fogo médio até ferver. 
    2. Coloque o polvilho numa tigela grande, adicione o sal e misture bem. Despeje a mistura de água+óleo+leite ferventes, para escaldar o polvilho. 
    3. Misture tudo muito bem com uma colher de pau para incorporar. Deixe esfriar um pouco, em seguida misture muito bem com as mãos.
    4. Acrescente o queijo ralado, e sove por 1 minuto. Junte o ovo e amasse um pouco mais. Nesse momento, a massa não terá atingido o ponto ideal, e estará pegajosa. 
    5. Vá acrescentando, aos poucos, a ½ xícara (chá) de polvilho reservada, e amasse um pouco mais até obter uma massa lisa, homogênea que não grude mais nas mãos. 
    6. O ponto ideal é uma massa bem firme, e não se preocupe se for necessário mais polvilho, o importante é chegar no ponto que não grude nas mãos.
    7. Pegue uma porção de massa e modele o biscoito em formato de bolinha ou bastão torcido (vai facilitar a fritura).
    8. Faça isso com o restante da massa, mas modele 5 unidades, leve para fritar, e deixe a massa coberta com plástico para não ressecar. 
    9. Coloque óleo numa panela, numa quantidade suficiente que cubra totalmente os biscoitos, isso evitará que o biscoito estoure ao fritar. 
    10. Dica: Após aquecer o óleo por 3-4 minutos, coloque uma bolinha de massa, se ela permanecer no fundo e começar a subir umas bolinhas esse é o ponto ideal para fritar. Agora se colocar a bolinha e subir rapidamente, não frite, pois o óleo está muito quente. Espere amornar um pouco.
    11. Frite em fogo médio, 5 unidades de cada vez, assim que começar a subir, aumente a chama, e vire para fritar de todos os lados e começarem a dourar.
    12. Mas fique atenta para não esquentar demais o óleo, nesse caso diminua a chama novamente.
    13. Desligue o fogo, retire os biscoitos e remova o excesso de óleo em papel toalha. Para fritar a nova remessa, deixe o óleo esfriar e repita o processo acima. 
    14. E um delicioso biscoito de polvilho frito está prontinho!
    Publicidade

    COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

    Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

    Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

    Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

    Publicidade

    Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

    Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

    Publicidade

    Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

    Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

    Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

    Publicidade

    Você pode gostar dessas receitas também:

    Meu Site
    Publicidade