Imagina poder preparar um fígado sem aquele sabor forte, super macio e suculento, com uma textura que desmancha na boca! É o acompanhamento perfeito para servir num almoço ou jantar. Basta seguir o passo a passo da receita e faça o mais delicioso fígado acebolado da vida!
Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.
Como fazer fígado acebolado
Para fazer fígado acebolado iremos utilizar leite, água, fígado de boi, suco de ½ limão, louro, alho picado, banha de porco ou manteiga, cebolinha picada, sal, cebola e pimentão verde. Primeiramente vamos cortar os bifes de fígado em tirinhas, dispor numa tigela, colocar o leite, misturar e deixar de molho na geladeira por 30 minutos. Retirar, passar pela peneira, lavar bem em água corrente e dispor na peneira para remover todo o liquido. Em seguida vamos seguir a sequência do passo a passo do preparo do fígado acebolado na frigideira, até reduzir todo o liquido e começar a fritar, acrescentar as cebolas fatiadas, o pimentão em tirinhas e a água. Deixar o fígado acebolado no fogo até reduzir, retirar e servir em seguida esse espetáculo de fígado acebolado digno de aplausos!
Ingredientes da receita de fígado acebolado
- 250 ml de leite
- 100 ml de água
- 1 kg de fígado de boi cortado em bifes e sem as membranas
- Suco de ½ limão
- 3 folhas de louro
- 6 dentes de alho picado
- 1 colher(sopa) cheia de banha de porco ou manteiga
- 1 colher(sopa) de cebolinha picada
- 1 colher(sobremesa) rasa de sal
- 1 cebola grande cortada em meia Lua
- 1 pimentão verde cortado em tirinhas
Modo de preparo
- Uma travessa corte os bifes de fígado em tirinhas, disponha numa tigela e adicione o leite, misture bem e deixe de molho na geladeira por 30 minutos.
- Retire da geladeira, passe por uma peneira, e lave o fígado em água corrente para remover o leite que agregou o sabor forte do fígado.
- Recoloque na peneira para retirar o restante da água e reserve.
- Coloque o louro numa tigela, o fígado lavado e escorrido, o alho picado, o suco de limão, misture tudo e deixe marinar por 10 minutos.
- Nessa etapa não coloque o sal, pois irá desidratar o fígado e ele ficar duro ao fritar.
- Numa frigideira coloque a banha ou manteiga, deixe derreter, acrescente o fígado marinado, leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, para refogar de todos os lados. Ainda não adicione o sal, só quando o fígado perder a coloração rosada.
- Coloque o sal apenas quando o fígado perder a cor rosada, e misture para agregar. Deixe cozinhar e refogar, no próprio líquido que vai soltar.
- Assim que o líquido reduzir bastante, mantenha no fogo, mas mexendo sempre para refogar de todos os lados e não queimar.
- O ponto correto é quando todo o liquido reduzir e o fígado começar a “fritar”, sem queimar.
- Acrescente a cebola cortada e refogue mais. Junte o pimentão em tirinhas e refogue um pouco mais, coloque a água, deixe cozinhar até secar toda a água, e mexa de vez em quando.
- Retire do fogo e polvilhe a cebolinha picada, misture para envolver.
- E o fígado mais gostoso do planeta acaba de ficar pronto!
COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?
Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis e nutritivas.
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis e fornecem mais saciedade.
Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.
Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.
Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis e têm gorduras boas para o corpo.
Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.
Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.
Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.
Você pode gostar dessas receitas também:
- Uma forma diferente de preparar carne: um segredo e a carne vai derreter na boca como manteiga!
- Um chef coreano me ensinou esse truque da carne de porco, fica delicioso
- Costelinha de porco na airfryer: muito saudável e o melhor de tudo, prática e sem sujar muita louça
- Carne à Grega simples e maravilhosa para fazer
- Barriga de Porco Assada ao Barbecue: Os fãs de churrasco vão amar
- Rocambole de carne moída bem recheado e muito suculento
- Costela assada de uma forma fácil que chega a desmanchar e soltar do osso
- Lagarto ao molho madeira uma receita de buffet para você aprender a fazer na sua casa
- Bife à parmegiana de um jeito que você nunca fez com certeza sua família vai adorar
- Costelinha com mandioca uma porção de lanchonete deliciosa feita na sua casa