Publicidade
Pular para o conteúdo
Publicidade

Joelho de porco fica suculento e saboroso e o preparo é bem simples

    Publicidade

    A receita de joelho de porco, esse clássico da culinária alemã, também conhecido como Eisbein, é fácil de preparar e fica muito saboroso, bem suculento e douradinho. Esse corte de carne econômico, resulta em um prato simplesmente delicioso que vai agradar toda a família. Confira a receita, faça o irresistível joelho de porco e receba os elogios!

    Publicidade

    Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

    Publicidade

    Como fazer joelho de porco

    Para a receita de joelho de porco, inicialmente vamos colocar a carne na geladeira, marinando nos temperos de um dia para o outro. No dia seguinte, vamos adicionar um fio de azeite na panela de pressão, selando bem a carne. Então vamos cozinhar com a panela de pressão fechada por cerca de 40 minutos. Em seguida, vamos assar a carne no forno por mais 40 minutos, até dourar. Aproveite para degustar essa delícia de joelho de porco!

    Publicidade

    Ingredientes da receita de joelho de porco

    • 800ml de água quente (aproximadamente)
    • 2 kg de joelho de porco
    • 1 colher (chá) de tempero baiano
    • suco de 1 limão e meio
    • 8 dentes de alho amassadinhos
    • 1 cebola grande
    • 1 colher de chá de colorau
    • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
    • 2 folhas de louro
    • óleo ou azeite (para regar)
    • 1 colher (sopa) rasa de sal
    • 1 fio de óleo (para selar a carne)
    Publicidade

    Modo de preparo

    1. Pegue um recipiente e misture o sal, o alho, o colorau, o tempero baiano e o suco de limão.
    2. Envolva o joelho de porco com essa mistura, passando em todas as partes e coloque na geladeira para marinar, deixando de um dia para o outro.
    3. Aqueça um fio de óleo em uma panela de pressão e sele a carne de todos os lados, até ficar douradinha.
    4. Junte a cebola, a pimenta dedo de moça, o louro, a água quente e todo o tempero da marinada.
    5. Cozinhe o joelho de porco com a panela de pressão tampada por 40 minutos (contando após pegar pressão).
    6. Passe a carne para uma forma untada com óleo.
    7. Regue por cima um pouco de óleo e a metade do caldo do cozimento.
    8. Asse em forno alto, sem papel-alumínio, até que doure bem (cerca de 40 minutos).
    9. Pronto, seu incrível joelho de porco já pode ser saboreado, bom apetite!

    Dica: adicione em uma panela o restante do caldo do cozimento e ferva até reduzir, servindo em seguida com o joelho de porco.

    Publicidade

    COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

    Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

    Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

    Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

    Publicidade

    Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

    Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

    Publicidade

    Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

    Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

    Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

    Publicidade

    Você pode gostar dessas receitas também:

    Meu Site
    Publicidade